Terehell

quinta-feira, junho 28, 2007

Bem Que Eu Disse...



Depois do "Boa Noite, Teresina", que manda as pessoas pra casa mais cedo em nome da queda da criminalidade e louva a família e o recesso do lar, a cidade agora vai ter a "Delegacia do Silêncio" (que só vai entrar em ação depois dos folguedos, lógico...). Em nome do sossego das famílias, da ordem pública, dos bons costumes aquela delegacia móvel (muito bonita, por sinal) vai coibir os abusadinhos que andam com um mundarel de som em carrões tunados, fazendo o flagelo dos ouvidos alheios, na sua maioria com forró de péssima qualidade. Até aí, como diria o "Amadeus", tudo bem...Problema é que locais de show também serão vítimas da delegacia do silêncio. E muito em breve qualquer um que deixe um palito de fósforo cair no chão após às dez da noite. O próximo passo, em nome da moral e dos bons costumes, será coibir locais GLS, bem como os próprios GLSs. Mais adiante, ainda em nome da ordem pública, os negros e pessoas de outras religiões também serão obrigados a se excluir da sociedade, afim de não macular a família e a moral religiosa. Aí, a essa altura, não seremos mais Piauí, seremos Alemanha Nazista. Vocês que pusseram o lobo na pele de cordeiro lá, não digam depois que eu não avisei...

sábado, junho 23, 2007

Hiato em Três Partes



Sem saco e sem assunto, pelo menos até terça. Deixo vocês com o recheio clássico de lingüiça, o YouTube. Três bandas que me amarro ultimamente, de coração mas sem pagação:


Mogwai (Glasgow,Escócia)



Godspeed You Black Emperor (Montreal, Canadá)



Isis (Boston,Massachusetts, EUA)




os vídeos são longos mesmo, é pra vocês se ocuparem até minha inspiração voltar...

quinta-feira, junho 21, 2007

Do You Like The Way The Water Taste?



segunda-feira, junho 18, 2007

Injun








"O solo do coração de um homem é mais empedernido. O homem planta o que pode, e colhe o que plantou"
Judson Crandall, rodovia 15, estado do Maine, EUA

"Hey! Ho! Let's go!
The Ramones - 1976

"Lázaro, vem pra fora!"
Evangelho segundo S.João

domingo, junho 17, 2007

Saudades Do Futuro



"CHEGA DE PRECONCEITO"

Nós Punk's (sic) Anarquistas e Libertários, lutamos por um mundo mais igualitário, onde o preconceito não exista, tanto para negros, homossexuais, brancos, índios maconheiros (sic)... Seja qual for o tipo de preconceito.
É muito triste ver pessoas sendo discriminadas pela sua classe social, cor da pele, escolha sexual, tipos de roupas, tutuagens, visuais (sic)...
Chega disso! Se somos todos iguais por dentro pra que fazer essa separação?
Abaixo o preconceito!!! Os movimentos punk, anarquista e libertário é (sic) contra todo tipo de preconceito.


Não, eu não recebi um panfleto com esse texto (uma tirinha, na verdade, assim mesmo, sem algumas vírgulas e com erros que fiz questão de reproduzir) em 1982. Recebi ontem à noite; das mãos de uma pessoa que, infelizmente, não pratica o que divulga, pois já foi retirado, na porrada, da frente de um palco por estar xingando uma "banda de playboys". Preconceito ele conhece bem, realmente.

Eu nunca fui Punk na vida. Nunca usei cabelo moicano, jaqueta com patch de banda inglesa, coturno, coleira de cachorro com cadeado no pescoço ou alfinete na bochecha. Não recrimino quem já o fez (ou ainda faz, em pleno 2007), cada uma acredita no que quer (ou se ilude, como o dito da tirinha). Toquei em uma banda de hardcore por doze longos anos, e fiz bem mais, por mim e muita gente, que esse povo que vai dar uma de "consciente" e lembrar os outros das mazelas da vida quando eles justamente pagaram ingresso pra esquecer delas por algumas míseras horas. Nunca ditei regras a ninguém enquanto tive um microfone ao meu alcance, por isso mesmo fui avacalhado por esses tipos, que hoje ou estão mortos ou foram parar na Igreja Universal.

Eu nunca fui Punk, porque saquei logo de cara que a mola da coisa toda é o "faça você mesmo", é a libertação máxima do seu eu, correndo atrás do que te faz feliz e plenamente satisfeito. Como pregar Anarquia sem ser político e substituir uma forma de governar por outra (mesmo que essa não tenha um líder)? Ser "libertário" e libertar quem do quê, quando pra lidar com poder você precisa subjulgar? Pregar a queda do preconceito quando você vai cuspir e acusar outras pessoas no meio de um show, por elas "não terem compromisso"? Que compromisso, cara-pálida?

Eu nunca fui Punk, mas soube valorizar uma coisa cada dia mais rara: Personalidade. Soube fazer minha onda de cabeça erguida, jogando limpo, dando um trampo de qualidade às pessoas; mesmo que o máximo que eu tenha conseguido, muitas vezes, foi ser chamado, pejorativamente, de "punk", ou de "sem compromisso".

Eu nunca fui Punk, mas outros antes e depois de mim souberam sê-lo sem nem ao menos ter conhecimento da expressão em si. Basquiat, Jackson Pollock, Miles Davis, John Coltrane, John MacEnrow, Andre Agassi...Jamie Oliver, aquele cozinheiro da TV, tem mais atitude mexendo uma colher de pau que todos os punks caricatos que conheci na vida. Os exemplos seriam muitos e variados, dentro e fora dos campos da política e música. A história da humanidade está aí cheia de pessoas que mudaram o mundo e o jeito de pensar dos outros munidos apenas de personalidade e atitude, sem alugar nem cagar regra pra ninguém e muito menos usar sabão pra arrepiar os cabelos.

Eu nunca fui Punk, sou apenas um ser humano completamente refém da minha imperfeição, e tenho auto-crítica suficiente pra admití-lo. "Fernando, estamos aí, na luta", me disse o sujeito da tirinha ao se despedir de mim ontem. A sua luta, meu amigo, é contra seus próprios defeitos, afim de você ser uma pessoa melhor. Citando outro sujeito que foi "punk" a sua maneira: "Ninguém além de você mesmo pode libertar sua mente". Se cada um fizesse isso, sem nem precisar ser "punk", ou ter os olhos abertos por um, o mundo seria outro.

Eu nunca fui Punk e sonho ainda, com o tempo que me resta, ir morar no mato, cercado de bichos, porque cansei de entender a raça humana. Aí, quem sabe, passarei a ser chamado de "hippie" por causa disso.

sábado, junho 16, 2007

Paintball Musical



Estou eu aqui zapeando pela TV nesse sábado pela manhã e dou de cara com essa maravilha. "Urgh! A Music War" de guerra não tinha nada, podia ser no máximo um paintball, onde todos saiam rindo e coloridos de sangue falso das bolinhas de munição. Esse documentário talvez seja o registro definitivo do que foram os anos 80 (muito embora ele seja do comecinho ainda) em matéria de música pop relevante. Não deixa de ser um clipão, afinal MTV naquele tempo estava na chocadeira ainda, mas estão lá coisas que a própria MTV nunca tocou (ou tocaria). E olha que a lista é extensa: Dos New Waves (Devo, Pere Ubu, Oingo Boingo, Wall of Voodoo, XTC) aos Punks (Dead Kennedys, Magazine, X), passando pelos (então) jovens britânicos que respiravam ares caribenhos (The Police, Steel Pulse, Skafish). Não liguem pras roupas, já disse aqui que os anos 80 foram "visual acima do conteúdo", o que em boa parte só torna "Urgh! A Music War" ainda mais divertido.

sexta-feira, junho 15, 2007

Perdeu, Prêiboi?!




Não foi no Mercearia ontem??
Você deixou de ouvir:


01 Paralamas do Sucesso - O Passo do Lui
02 Madness - One Step Beyond
03 Selecter - Murder
04 The (English) Beat - Ranking Full Stop
05 The Specials - (Dawning of A) New Era
06 Mano Negra - It's My Heart
07 Los Fabulosos Cadillacs w/ Debbie Harry - Strawberry Fields Forever
08 The Clash - Wrong'Em Boyo
09 Firebug - Your Guy
10 Paralamas do Sucesso - Vulcão Dub
11 Rancid - Old Friend
12 Operation Ivy - Freeze Up
13 Maskavo Roots - Blond Problem
14 Voodoo Glow Skulls - Los Hombres No Llhoran
15 Mighty Mighty Bosstones - The Rascal King
16 The Toasters - Weekend in L.A
17 Real Big Fish - Take On Me
18 Voodoo Glow Skulls - Used To Love her
19 Paralamas do Sucesso - Ska


Mas tem nada não, baixe aqui e ouça em casa...


sexta-feira, junho 08, 2007

Os Infindáveis Caminhos do Tempo



Assistia isso quando era criança (Já era reprise, seus gaiatos...). Dois cientistas se perdem no tempo através de uma engenhoca ainda em fase de testes. Cada episódio eles vão parar em alguma enrascada histórica. O DVD da série só saiu na gringa, mas passa no CMT.




domingo, junho 03, 2007

Bangs!


"Tomo liberdades, vocês deveriam fazer o mesmo"


(Resume, literalmente este blog, duela a quien duela)

sábado, junho 02, 2007

Fatia Justa De Abuso



Não tem pra ninguém: uma das última coisas legais da net, definitivamente, é o MySpace . Se Democracia é a utopia de que todos são livres e iguais e escolhem igualmente o que querem, o MySpace é a quintessência polarizada disso tudo. Lá tem banda de major, banda independente, gente que grava em casa, selo, DJ; enfim, zilhões de sons pra você passar o dia inteiro com suas caixinhas de som ocupadas. Eu não vou entrar no mérito aqui se o MySpace só é possível por causa da MP3, uma coisa que eu já passei a bola adiante. Vou deixar pra MP3 ser discutida num fórum virtual geek pela próxima geração. Eu sou do tempo das lojas de vender vinil, MP3 pra mim é upgrade da fita K-7 (e zé finí). Mas talvez o mais legal mesmo no MySpace seja a central de relacionamentos (Orkut anda uma coisa cada dia mais bizarra). O sujeito tem uma bandinha lá onde o Judas perdeu as botas, grava e coloca lá; daí outro sujeitinho com uma bandinha lá na casa do baralho (ou uma gravadora pequena, ou um produtor) o adiciona no perfil e isso representa vários passos adiante pra quem, há dez anos atrás, como eu, trocava fitas-demos pelo correio. Ok, já tem banda que ficou famosa através do MySpace (mesmo que depois tenha tentado quebrar o prato onde comeu e depois cuspiu), e há bandas que ignoram solenemente sua existência, mas a música, enquanto informação, continua por lá, linda e bonita; um vêio aberto pra quem garimpa bons sons.

(Escrito ao som de Polarbear, via MySpace)