Terehell

domingo, abril 23, 2006

O Quintal do Vizinho

Publiquei isso no flog um tempo desses, roubei do flog da Cla, vai aí de novo porque ontem no show (que foi e-x-c-e-l-e-n-t-e por sinal) eu esbarrei com duas ou três pessoinhas (assim mesmo no diminutivo, porque quem cultiva isso aí é muito, muito, mas muito, pequeno) que sofrem desse Mal. Outra vez não senti raiva, mas uma pena muito grande dessas criaturas, espero que um dia elas acordem e usem o tempo, a criatividade, e quiça, o talento delas pra fazer seus sonhos acontecerem, ao invés de ficar simplismente enchendo a cara de cachaça, posando de macho man e agourando os outros. Pra vocês, "minhas jóias", bom domingo (mesmo de ressaca):

“INVEJA - Dicionário Aurélio: Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem - Desejo violento de possuir o bem alheio - Objeto de inveja.

Inveja é um dos sentimentos que pode causar as maiores dores no ser humano. Geralmente, quando existe uma estima de algum objeto de desejo, e ainda se este der status, a inveja se instala. (Diz-se objeto de desejo para coisas não palpáveis também). É fruto também da comparação com as outras pessoas. Ela não existe sem que antes o indivíduo não tenha feito comparações. É a auto-aversão por não ser como os outros são.
Se uma pessoa destaca-se em alguma atividade, por mais tola que possa parecer, o invejoso está pronto para aparecer e apontar o dedo e tentar minimizar o feito de seu próximo (...) surge um sentimento de raiva, de ira, porque geralmente o invejoso sente-se muito mais merecedor da conquista do que o outro. O invejoso não agüenta ter uma outra pessoa invadindo seu território, que em sua lassidão, deixou de ocupar, por pura incapacidade e ou inércia. O invejoso é capaz de boicotar, de fofocar, de fazer armadilhas, a fim de destruir o outro. Quer provar, ao menos para si mesmo, que ele é melhor. Mas no seu íntimo, sente-se menor do que os outros, aumenta, se vangloria, enaltece a si mesmo, pois dessa forma abranda o mal-estar do desequilíbrio. Fala excessivamente bem das próprias coisas, procurando diminuir o outro através de crítica. Não percebe muitas vezes suas frustrações, é como se nem existissem, porque logo está de prontidão, pronto para realizar mais um feito de diminuição, descaracterização, burlando suas próprias angústias. Geralmente, as mulheres exteriorizam mais esse sentimento do que os homens. Estes, procuram outras saídas na exteriorização desse sentimento.
O objeto de desejo, só nos dá satisfação, quando a conquista é nossa, e não quando é feita em cima da conquista do outro. Destruir o outro, não fará você chegar aonde o outro chegou.”

Resumindo: A Inveja é uma merda.