Terehell

domingo, outubro 21, 2007

Tropa, de Elite?



O "fenômeno" Tropa de Elite tomou mesmo conta do país. Sem contar o mérito de usar a pirataria na própria divulgação, o filme volta a colocar os supostos mocinhos no lugar dos mocinhos.

Lampião, Boca-de-Ouro, Bandido da Luz Vermelha, Lúcio Flávio, Rainha Diaba, Leonardo Pareja, Madame Satã, Zé Pequeno: o cinema nacional, desde os anos 50, encontrou uma identificação com a marginalidade por ser também marginal, no sentido de que era feito por uma minoria intelectualizada, a qual, por muitas vezes se sentia tão ou igualmente perseguida pelos "nascimentos" da vida. Já houve quem fizesse até filme explicando a aproximação da intelectualidade com a bandidagem ("Quase Dois Irmãos").

"Tropa de Elite" é a contramão, mostra as internas da PM, que por si só são entranhas mais recôndidas que as vielas de uma favela. O que pouca gente parece notar é que o filme iguala policia e bandido, pra depois mostrar que, microscopicamente, uns são mais bandidos que os outros.

Mas como cinema nacional hoje em dia rima com estatal, a briga pré-Oscar entre Globo (Tropa de Elite) e TV Cultura (O Ano Em Que Meus Pais Sairam de Férias) segue adiante. "Mas quem foi que disse que a vida é fácil?"