Terehell

sexta-feira, setembro 08, 2006

Terehell Radio #2 - If I Was A Clash City Rocker

O The Clash foi uma banda muito legal, disso metade do planeta sabe (a outra metade saberá depois desse post hehe). Mesmo tendo ido pro saco há mais de 25 anos, sua influência é marcante no trabalho de diversas bandas pelo mundo todo ao longo de todos esses anos. Vão aí quatro bandas escolhidas a dedo pra ilustrar essa influência nefasta:


Rancid: Em se tratando de viver a sombra do Clash não dá pra ignorar a existência do Rancid. De tanta semelhança (sonora e visualmente) chega a ser maravilhosamente legal. Mas não foi fácil. Desde a época do finado Operation Ivy (bem mais caído pras levadas latinas do Clash) esses nova-iorquinos se aprimoram na arte de amealhar a influência de Joe Strummer & cia. Do álbum ...And Out Come The Wolves, OLYMPIA, WA.


Dead Kennedys: Personagem de ponta do Hardcore californiano na primeira metade dos anos 80, Jello Biafra era um clashmaníaco de carteirinha, desse de tirar foto em camarim e tudo mais. Alguns anos depois ele formaria uma banda e escreveria essa canção que é um verdadeiro tributo ao Clash, da primeira a última nota. Do álbum Plastic Surgery Disasters, MOON OVER MARINE.


Mano Negra: Música é uma coisa cosmopolita, assim como esse finado combo formado por músicos bascos, catalões e de origem arabe da cidade de Marselha, na França. Além de dar ao mundo a persona de Manu Chao, o MN encarnou como poucos a tarefa de derrubar barreiras de estilos musicais e geográficos pregada pelo Clash. Do álbum Puta's Fever, MALA VIDA.


Inocentes: Cá na terrinha, um sem número de bandas pediu a benção ao Clash, dos candangos da Plebe Rude aos baianos do Camisa de Vênus, mas os paulistanos do Inocentes foram os pupilos mais aplicados e merecem fechar com chave de ouro o programa de hoje. Do álbum Adeus Carne, NÃO SEI QUEM SOU.





*Esclarecimentos técnicos: algumas pessoas tem vindo reclamar de não conseguir ouvir o podcast. Tenha absoluta certeza que alguns programas como flash e active x, bem como suas atualizações, estejam rodando no seu navegador. Sem esses aplicativos fica meio inviável. Eles são gratuitos, e costumam carregar (caso você não os tenha instalados) assim que a página do podcast é acessada. Atente para aquela mensagem de erro que aparece em amarelo no canto inferior esquerdo do seu navegador, ela pode elucidar quaisquer problemas. E não esqueçam: pra ir pro podcast, cliquem no título do post.