Terehell

quinta-feira, outubro 25, 2007

Simon Gallup


Simon Gallup entrou para o The Cure em 1980, no disco "Seventeen Seconds". Até sua primeira saída, em 1982, Gallup já teria deixado seu nome impresso na estória da banda ao criar linhas de baixo climáticas e melódicas, como a de "A Forest", contrapontos perfeitos ao pop colorido de outras bandas que encabeçavam o hit parade naqueles dias. SG deixou o Cure após o álbum "Pornography", considerado por muitos a primeira obra-prima da banda. Voltaria em 1985, no disco que abriu o mercado não-europeu ao Cure, "The Head On The Door". A fórmula de Gallup sempre foi bem simples: linhas melódicas econômicas em cima de um forte efeito de chorus (que acaba gerando uma saturação sem distorção), notas agudas e um gosto por instrumentos de timbre vintage. Três exemplos da precisão gallupiana:

"A Forest" (1980): fazer uma frase melódica e deixar os outros instrumentos irem se acrescentando, uma das marcas registradas do Cure:





"Push" (1985): Aqui a introdução é longa, deixando a parte cantada começar quase no meio da música, cabe a Gallup fazer a "costura" entre as duas partes:




"Lovesong" (1989): Talvez a linha mais marcante já criada por SG. O baixo "puxa" a introdução, e guitarras e teclados são "aplicados" em cima:

1 Comments:

At 2:05 AM, Blogger Liliane said...

Muito bacana esse seu post sobre Simon Gallup. Definitivamente um dos melhores baixistas da história do Rock. :)

Que bom q achei um blog interessante de alguém da minha cidade. Parabéns!

 

Postar um comentário

<< Home