Terehell

segunda-feira, maio 28, 2007

Temporão



Quando você lê as coisas sem ter obrigação, são outros 500:

O Que Faz O Brasil Brasil? (Roberto DaMatta): Fui obrigado a ler quando paguei uma cadeira de Introdução à Sociologia. Apesar da linguagem e das ilustrações bem humoradas, ler isso por obrigação é um saco. Já lendo nas horas vagas ajuda a derrubar muitas fichas sobre a (des)organização desse país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza.







Teorias das Comunicações de Massa (Mauro Wolf): O terror de quem já cursou Comunicação. É adotado na disciplina mais chata da face da Terra, a própria Teorias da Comunicação. Durante muito tempo não têve edição nacional, ou seja, você era obrigado a ler e fazer trabalhos lendo um compêndio editado em Portugal, ô pá! Mais accessível em texto e preço, é bem mais agradável ler sobre Escola de Frankfurt, Apocalípticos, Massa homogênea e outras bizarrices (Não, isso não é um livro de RPG)



Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis): Se você cursou qualquer escola, pública ou particular, durante o século XX, foi obrigado a ler nem que tenha sido só o roteiro resumido disso. Se leu na tenra idade, não entendeu patavina e se leu o resumo perdeu uma estória de dar dor-de-barriga de tanto rir. As aventuras e desventuras de um defunto, contadas pelo próprio. O capítulo do delírio e a passagem sobre a bela moça coxa e manca são impagáveis.