Terehell

quinta-feira, março 20, 2008

Ora Pro Nobis

Tive de marcar dois shows em plena Semana Santa. Fiquei, mais pelos outros que por mim, encarando meus pudores (dogmas?)judáico-cristãos...Eu venho de uma família cristã praticante. Estudei onze longos anos em uma escola com orientação católica rígida. Era obrigado a ficar longas horas em uma capela, decorando cânticos, sempre à mercê de uma lâmpada acesa que indicava a presença de Deus no recinto. Dentro dessa super-exposição começaram meus questinamentos: se a luz fosse embora, Deus iria embora junto? Pessoas de outras religiões iam impreterivelmente pro inferno por não acreditarem na "nossa" religião? Por que impor jejum se a maioria da população come carne raras vezes? O fato é que mesmo me questionando (silenciosamente, claro) cheguei a fazer Primeira Comunhão, onde todos se preocupavam mais com a festa e as viagens escolares pra retiros que propriamente com o sacramento em si. No auge do meu distanciamento, quando fui pra um colégio mais "liberal", outro fato me fez correr mais ainda dos fantasmas de sacristia: minha mãe passou a frequentar a então novissíma Renovação Carismática, uma tática da igreja católica para conter a migração, principalmente dos fiéis mais jovens, em direção às igrejas eletrônicas. Tanto violão, cantoria e piração (algumas pessoas diziam receber um dom, um "carisma", e assim, por exemplo, falar em línguas mortas descontroladamente, puro frenesi, isso sem tomar uma gota sequer de algo parecido com Santo Daime). Achei aquilo um circo, e lá fui eu pra mais longe. De lá pra cá, registrei meu repúdio à atitudes que considero insanas pela santa igreja não me crismando. E aceitando shows em pleno feriadão religioso. Pelo jeito, enquanto o Vaticano e o Papa nazi Bento XVI continuarem proibindo coisas como o uso de preservativos (Bento parecer querer mesmo que todos os negros da África morram, esperar o que de quem já foi X-9 da Juventude da SS de Hitler?), eu vou continuar com meu lado espiritual atrofiado. Amén.

P.S: Quem quiser "pecar" junto comigo, só ir ao Raízes na sexta e no domingo. Esse ano minha Páscoa vai ser mais laboriosa que de centurião em encenação de Paixão de Cristo...