Terehell

segunda-feira, maio 11, 2009

Livro Aberto


Um brasileiro adulto e alfabetizado teria condição, com duas míseras horas de leitura por dia, de ler quatro livros por mês, um por semana. Ao final de um ano ele teria lido 48 obras, à escolha dele. Se o cara lê Paulo Coelho, Zebia Gasparetto, Dan Brown ou Kafka e Dostoiévski, isso é mero detalhe no contexto.

A coisa aqui é númerica.


Retomemos: um brasileiro adulto, alfabetizado e com hábito de gastar duas horas por dia com leitura não seria uma média astronômica. Seria, como diz uma amiga minha, "average". Um livro de uma editora "average" custa em torno de 35 reais, que é 1/12 do salário mínimo vigente (R$ 465,00 , desde 02.05.2009). Os quatro consumiriam uma fatia de 1/3 desse salário, que já começa a ser justificativa pra não se ler nesse país.

Mas você não é obrigado necessariamente a comprar, pode pegar emprestado. Mas onde, se as bibliotecas públicas andam saqueadas (sim, tem idiota que até se vangloria de surrupiar nesses lugares) e sucateadas ?

Começa aí a minha teoria da conspiração de que os que governam querem mais é o povo usando óculos de burro...

1 Comments:

At 3:53 PM, Anonymous Anônimo said...

A teoria é boa! Acho que o problema pode também estar na escola, que ao invés de incentivar a leitura, forçam os moleques de 14ou 15 anos a lerem Machado de Assis.

 

Postar um comentário

<< Home