Terehell

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Além do Céu e do Inferno

Rodado em 1963, "Céu & Inferno", do diretor japonês Akira Kurosawa já seria um belo policial noir com direito a todos os ingredientes do gênero; sequestro, chantagem, investigações pelo submundo, tráfico de drogas; não fosse a mão do diretor, bastante inspirado nos cineastas europeus. Daí saiu um pouco mais que isso.

Tudo em "Céu & Inferno" funciona por metáforas sociais. Na tentativa de sequestrar o filho de um grande industrial,que mora numa mansão na parte mais alta da cidade, cercado de vidraças e no ar refrigerado, um viciado em heróina leva por engano o filho do motorista, que se humilha diante do patrão para que este salve a vida do menino. Ajudado pela polícia, o industrial paga o resgate, mas a caçada ao raptor segue-se. Começa aí a descida ao inferno do calor, da pobreza, do vício e do crime. Kurosawa abusa aí de truques de fotografia (branco para as cenas passadas entre os ricos, policiais vestidos em cores claras, tons escuros nos ambientes frequentados pelo bandido, inserção de cores num filme P&B) e cenário (abuso de enquadramentos usando janelas, largas para os ricos, pequenas e estreitas para o submundo, ambientes pequenos e abafados que valorizam o "calor" que os personagens sentem) tanto para segurar a tensão da estória quanto para levar o espectador a descer às profundezas consigo.

Lançado por aqui num dos boxes contendo três filmes do diretor cada, "Céu & Inferno" se mostra um contra-senso tanto dentro da obra do diretor (preso até então a filmes que reportavam ao Japão interiorano e medieval dos samurais) quanto as produções nipônicas da época, quando parte para abraçar o mesmo "cinema de autor" dos italianos do Neo-Realismo e os franceses da Nouvelle Vougue. Um tesouro perdido (e meio difícil de encontrar) nas locadoras.

3 Comments:

At 1:45 AM, Blogger Daniel said...

Putz...não imaginaria um filme desses dirigido pelo Kurosawa. Vou atrás!!!

 
At 10:38 AM, Blogger -=|K¡ðÐ|=- said...

Comenta "Asas do Desejo" do Wenders. Queria muito saber tua opinião sobre ele.

Amplexos!

 
At 11:53 AM, Anonymous Anônimo said...

ESSE AÍ TU COMPROU? QRO VER TMBM O "OLD BOY" TMBM

 

Postar um comentário

<< Home