Terehell

sábado, abril 07, 2007

Dividir & Conquistar

Pessoas de outros estados no orkut me perguntando sobre divisão do Piauí, estado do Gurguéia, etc. Essa conversa é do tempo da manivela. O sul do PI, pra quem sabe explorar, é uma nova Canaã. Sob os pés dos peões, laconizados desde as priscas eras da "Luzia", a mulher mais antiga do continente americano, repousa ouro líquido: Água. Em cidades como Cristino Castro, poços jorram água à metros de altura há quase trinta anos, sem parar, enquanto pouco mais adiante famílias não tem o que comer ou beber ou dar ao gado. Existe, lógico, o interesse financeiro da nossa bancada federal. Rachar o estado e criar um novo significa verba pra implantação de todo um governo, secretariado, segundo-escalão, funcionários, e uma nova capital, pré-planejada, por que não? Novos velhos currais eleitorais, redivivos e mais fortes. Novas estruturas são senzalas pós-modernas.

Mas como nem todo mundo olha pro próprio umbigo durante as sessões do congresso, há também projeto de lei para a derrubada do imposto sobre instrumentos importados. Nem precisa dizer que eu adorei isso. A exemplo dos livros, que já chegam aqui isentos, aquelas maravilhosas peças musicais, que adquiriam preços astronômicos com um tal de 30% da Receita, podem chegar ainda mais belas e desempedidas no conforto do seu lar. Já vejo meus sonhos de consumo se materializando.

Quem disse que Brasília não trabalha?

3 Comments:

At 9:55 PM, Blogger Sâmia said...

Ouvi falar sobre a proposta de divisão do Maranhão.
Do Piauí, é a primeira vez...

 
At 4:02 PM, Anonymous Anônimo said...

Se não me falha a memória são 13 projetos de criação de novos Estados... Pará e Amazonas divididos em 3 cada um, Bahia e Maranhão divididos ao meio... etc... até "re-criação" ta na lista... em breve podemos ver ressurgir o Estado da Guanabara... é mole!? hehehehe...

Sobre o Piauí... esse projeto ja tinha sido vetado numa comissão da vida... agora parece que ganhou um novo gás... vamos ver no que vai dar!

 
At 1:13 PM, Anonymous Anônimo said...

ai meu cristo.
[suspiro]

 

Postar um comentário

<< Home