Terehell

quinta-feira, abril 19, 2007

Looking On The Barrel Of A Gun

E aconteceu de novo. Os americanos, o povo mais paranóico e medroso do planeta, assistiu novamente uma escola (dessa vez uma universidade) ser vítima de algum maluco armado atirando à esmo. Já aconteceu antes, mais de uma vez, aliás vem acontecendo desde os anos 60, mas os americanos fingem que não é nada demais, novamente por medo de criarem um trauma e piorarem o índice de paranóia interna. A raiz do problema continua lá: é muito fácil (e garantido em direito pela constituição) ter uma arma de fogo. O jovem atirador-estudante coreano comprou, sem nenhuma dificuldade, uma metralhadora Glok, igual a que os soldados do tráfico usam aqui, só que adquiridas no mercado negro. Lá ele comprou uma como quem compra isca pra ir pescar, o vendedor inclusive disse nem ter desconfiado dele, pois "aparentava" ser uma pessoa normal, do contrário não teria vendido o armamento. Eu pergunto: quem quer comprar uma Glok pra pendurar na sala de casa, de enfeite?! Que raio de lugar é esse que vende mini-metralhadoras como quem vende vassouras?? Queria muito ver a cara das pessoas que votaram no não-desarmamento agora...

4 Comments:

At 10:43 AM, Blogger Sâmia said...

Fazendo uma correçãozinha básica, a Glock é uma pistola, e não uma metralhadora. Sim, isso faz diferença.
E sim, eu votei NÃO ao desarmamento. E não se trata de se um maluco qualquer vai ou não sair atirando a esmo por aí. Trata-se de garantir que o Estado não detenha o monopólio da violência, o que é uma questão muito mais complexa.
Aliás, até onde eu sei, o problema da violência armada no Brasil é bem diferente do problema dos estadunidenses psicóticos que atiram em escolas. Bem diferente.

 
At 11:48 AM, Blogger F3rnando said...

Grato pela correção, eu não entendo (nem pretendo entender) de armas. Monopólio da violência, ok: Lá, onde não há monopólio os cidadãos comuns criam milícias armadas, com a desculpa de garantir a segurança da comunidade. Não é bem mais fácil controlar a violência se ela partir "somente" de um foco (no caso a polícia, que por sí só já faz merda à rôdo)? Nos States tb tem tráfico, gangue (aliás, invenção vangloriada por eles, via Hollywood), polícia violenta e corrupta; e ,até onde eu saiba, as balas lá matam do mesmo jeito das daqui. A discussão é salutar, saiam da toca!

 
At 3:01 PM, Anonymous Anônimo said...

concordo com sâmia que a questão do desarmamento não é essa. mas isso, e o fato de que o mundo vai começar a acabar pela américa do norte, é discussão pra mesa de bar. chego ai no dia 11 de maio.

 
At 6:23 AM, Blogger F3rnando said...

Queridos mudinhos:
Se vcs comentassem mais como nesse tópico eu postaria mais, sabiam?

 

Postar um comentário

<< Home