Terehell

terça-feira, dezembro 16, 2008

O Inferno São Os Outros


"I'm a fleabit peanut monkey
All my friends are junkies
"
(Monkey Man, Jagger & Richards, "Let It Bleed", 1969)

Sua banda está no topo das paradas, a polícia dorme na sua porta, você faz turnês sold-out de costa à costa pela América, mas deve em impostos no seu país de origem aquilo que não possui. Esses eram os Rolling Stones no longínqüo ano de 1971.

Pra resolver a situação foi armada uma verdadeira operação de guerra pra retirar os Stones do Reino Unido e levá-los para o paradisíaco sul da França, onde deveriam gravar um disco, que deveria render uma turnê, que deveria tirá-los do vermelho.

Ao invés disso os Stones, ou melhor, Keith Richards e família, arrumam um verão do barulho numa mansão às margens do Mediterrâneo, frequentada por uma entourage formada por amigos junkies , músicos igualmente junkies, mulas, aviões, groupies, traficantes, gatunos, "pessoal dos Stones" e, invariavelmente, a polícia francesa.

Desse caos, que se desenrolaria ainda por EUA e Suíça, resultariam um casamento (de Mick e Bianca), duas crianças (Jade Jagger e Angela Richards), processos e mais uma ida à clínica de desentoxicação (por Keith e Anita, mesmo grávida) e um àlbum duplo, "Exile on Main St.", que para muitos é o último e maior legado daquela que um dia se auto-intitulou "a maior banda de rock do mundo".

"Uma Temporada no Inferno Com Os Rolling Stones" não é assim uma radiografia, um estudo apurado da feitura de um registro atemporal, blá-blá-blá... Mas só pelas estórias fabulosas e exageradas (ou não) do ex-Rolling Stone Magazine Robert Greenfield, já vale a leitura. Bola fora mesmo só pra ausência das fotos da edição gringa, mas nada que uma garimpada no Google não mate a sua curiosidade.