Terehell

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Anos 80: Eu Sobrevivi!

Timothy Leary dizia que "se você lembra dos anos 60, é porque não esteve lá”. Bom, eu estive nos anos 80, e ainda lembro de muita coisa. Acho bizarro essa adoração que as pessoas têm hoje pelos 80's, isso de festa temática, de ressuscitar personagens de programas infantis e bandas-de-um-hit-só daquela década. É meio necrófilo. Os anos 80 foram a década do visual, dos yuppies, da valorização da imagem sobre o conteúdo, da ascensão do vídeo-cassete, do enigma do cubo mágico, e, o pior, o começo dos quinze minutos de fama profetizados por Warhol, que chega ao apogeu hoje em dia com essa overdose de informação diária via internet. Talvez a lembrança mais antiga que eu tenha seja a do Brasil perdendo a copa de 82, uma tarde realmente triste. Minha rua tinha um mascote gigante da copa pintado no asfalto. Lembro ainda da morte do Tancredo, em 85, na verdade do dia seguinte, uma segunda chuvosa, na qual eu tinha uma aula de educação artística que me consumiu o final de semana inteiro na confecção de um trabalho. Consumiu tanto que apaguei de cansaço antes das 22 horas do domingo e não soube da morte do presidente. Molhei meu trabalho inteiro, desesperado pra chegar na aula no meio da chuva, sem saber que já era luto nacional. Nos anos 80 eu também virei adolescente, passei a frequentar festinhas, com todo mundo vestido de calça OP, meninas de tênis Fiorucci com laços de fita no lugar dos cadarços, camisetas de surf com as cores mais berrantes possíveis e todas aquelas bandas de rock nacional (com discos censurados que só podiam ser comprados mediante a presença dos pais) que tocavam nas FMs tão exaustivamente quanto tocam hoje forrozeiros, breganejos e pagodeiros.O primeiro beijo, o primeiro porre, o primeiro pé-na-bunda, tudo ficou lá, em algum lugar dos anos 80. A inocência ficou junto também, quando eu saí de um colégio cheio de bundões metidos à riquinhos e fui estudar numa escola com adolescentes mães solteiras, pais de família que voltavam a estudar, caras que não esquentavam lugar em colégio nenhum. Enfim, tudo tem sua hora e sua serventia. Aqueles tempos viraram memória afetiva. Ouvindo uma música ou lembrando de alguma coisa você se sente imediatamente transportado praqueles tempos, o que é bastante estranho. Segredos da alma humana. Por um momento você tem um flashback, se sente puxado no tempo de volta pros anos em que você não sabia sequer como a vida funcionava direito. Deve ser isso que as pessoas procuram indo nas Ploc 80's da vida. Eu vivo o hoje, e sem olhar pra trás, aguardo pelo amanhã.

3 Comments:

At 9:38 AM, Blogger André Gonçalves said...

eu gosto do livro dos 80.
mas olhando de longe, os 80 foram bem breguinhas, não foi?
até que foram divertidos.

abraço.

 
At 6:39 PM, Blogger -=|K¡ðÐ|=- said...

Minha melhor lembrança dos anos 80 foi a descoberta do Rock.
Eu tinha uns 10 anos.Era minha primeira comunhão que não ia server pra porra nenhuma no meu futuro. A madrinha de minha irmã compra um disco por causa da capa. 4 caras desenhados estilo cartoon. Se a velha soubesse o que tinha me dado, carola que só ela, teria tido um surto...Era "A Kind Of Magic" do Queen. Tenho o bolachão até hoje.

 
At 6:43 PM, Blogger -=|K¡ðÐ|=- said...

EM TEMPO:

A década passada sempre é brega!
A retrasada sempre será hype...

 

Postar um comentário

<< Home