Terehell

quinta-feira, maio 31, 2007

Bass Hero





John Entwistle era apenas um dos inúmeros adolescentes britânicos contaminados pela música negra americana na virada dos anos 60. Amigos de vizinhança do guitarrista Pete Townshend e rumando pra escola de arte (o sumidouro dos alunos problemáticos no sistema educacional inglês), não demorou muito pra começarem a arrumar contratos de shows na emergente cena de Skiffle (a versão britânica do folk americano) e fundarem o The Detours, que depois seria The High Numbers e finalmente The Who. As performances da banda entraram pra história do Rock pela energia e desapego a guitarras, baterias e microfones. Entwistle era o oposto da expansividade de Roger Daltrey, dos golpes de guitarra de Townshend e da bateria tresloucada de Keith Moon. Sempre no canto esquerdo do palco, JE cultivava um semblante calmo e taciturno (daí o apelido de "The Ox" - "O Boi"), embora seu "gosto" por instrumentos de formatos exóticos e guarda-roupa mais exótico ainda estivesse longe de passar desapercebido. No famoso show do festival da Ilha de Weight, por exemplo, ele tocou vestido de esqueleto. Já no final da carreira preferia ternos estampados com motivos ecológicos: onça, zebra, tigre, etc. No campo musical, JE foi tão inovador e marcante quanto seus colegas de banda. Imaginem que não deve ter sido nada fácil achar espaço numa banda onde o guitarrista tocava no modo "esporro" boa parte o tempo e o baterista parecia que ia sair voando a qualquer momento. Mas o baixista foi pacientemente achando seu espaço, com linhas precisas, e com o passar do tempo explorando sonoridades pioneiras, como o uso da distorção, trompa (tocou todos os arranjos do instrumento na ópera-rock "Tommy", de 1970) e backing vocals que evoluíram para vocais principais ("Boris The Spider", "My Wife"). No final das contas, dos projetos paralelos da banda, JE ganhou em número de álbuns-solo (oito) e é citado, cinco anos após sua morte, como um dos mais influentes instrumentistas do gênero.


Amigos e admiradores falam um pouco do "The Ox". Retirado de um documentário ainda inédito:


Extra do DVD "The Kids Are Alright". A câmera e o canal de aúdio são exclusivamente do baixo na música "Won't Get Fooled Again" (do disco "Who's Next", de 71), pra se ter idéia da elegância e do peso de John Entwistle:


Um vídeo mais recente de uma das inúmeras turnês de volta do The Who. Solo da música "5:15", do disco "Quadrophenia" (73). Veja e creia:









1 Comments:

At 11:55 PM, Blogger Sol said...

Olá F3rnando

Gosto muito do The Who tb.
Me visite sempre que puder.
Beijocas

 

Postar um comentário

<< Home