Terehell

sexta-feira, agosto 10, 2007

The Last Rock'N'Roll Swindler



O mundo da música perdeu hoje uma das figuras mais influentes dos últimos trinta anos. Ao lado do DJ da BBC John Peel, Tony Wilson foi o grande descobridor e incentivador da cena musical bretã e mais ainda da cidade industrial de Manchester, ao norte de Londres, no final dos anos 70.

Tony Wilson apresentava um talk-show na TV Granada quando se tornou um dos quarenta pagantes em um show dos Sex Pistols produzido pelos futuros Buzzcocks Howard Devoto e Peter Shelley em um pequeno cinema de Manchester. Entre os outros quarenta pagantes, pessoas que fariam parte da cena musical da cidade e do mundo na década seguinte em bandas como Joy Division e New Order, Simply Red, The Cult, The Smiths, The Fall e Durutti Collumn.

Wilson furou o bloqueio da estatal BBC ao passar vídeos de bandas punk em seu programa de TV e logo imaginou um jeito de se dar bem na efervescente cena da cidade, organizando uma festa com bandas ao vivo e criando um selo, o Factory, inspirado na fábrica de moda e idéias do artista plástico americano Andy Warhol. O Joy Division foi a primeira descoberta da Factory, e Tony Wilson não deixou de faturar com a banda nem mesmo na morte de seu líder, Ian Curtis.

Com o dinheiro ganho com as vendas do single de "Blue Monday", do New Order, TW abriu um empreendimento caro e ousado, o clube Hacienda, onde imaginava ter casa cheia todas as noites rebocado pelas atrações da Factory. O Hacienda só corresponderia às expectativas de Wilson quase dez anos depois, quando a cena Acid da cidade caiu nas graças do público e dos traficantes de ecstasy. Mesmo assim Wilson ainda revelou ao mundo os Happy Mondays, um das bandas carro-chefe da cena.

Com o fechamento do Hacienda no começo dos anos 90, Wilson voltou a apresentar seu talk-show e em 2002 foi um dos produtores da sua própria cine-biografia, "Twenty-Four Hours Party People" (no Brasil, "A Festa Nunca Termina"). Tony Wilson faleceu em Manchester vítima de uma metástase de câncer nos rins. Em abril desse ano fez sua última aparição pública, de muletas,no festival Coachella, em Indio, no deserto da Califórnia, apresentando o show da volta dos Happy Mondays .