Terehell

terça-feira, janeiro 17, 2006

The Death Is Not The End


Um pouco antes do Natal eu cansei de ver reprises e de esperar a Warner passar a 4ª temporada de "Six Feet Under" (Sem falar que empurraram a reprise pra domingo, 02:30 da manhã, horário de verão. Ninguém merece...). Tá certo, eu como muitos, já havia baixado o último episódio, não resisti mesmo. Mas faltava saber como tudo tinha desembocado naquele anti-clímax. Saquei do meu voluntarioso Soulseek e comecei a baixar um por um os episódios apartir da 4ª temporada. Melhor coisa que fiz em 2005.

Não tem pra ninguém: A saga da família Fischer, dona de uma funerária em Pasadena, Califórnia, é, disparada, a melhor série de todos os tempos. Podem os trekkers e fãs do "Arquivo X" fazerem vigília aqui na porta de casa, não volto atrás. Roteirizada, e as vezes dirigida, por Alan Ball , o mesmo do multi-oscarizado “Beleza Americana”, SFU trás humor negro e situações insólitas, costurados por dramas existenciais, onde drogas, homossexualismo, adultério, gravidez, violência urbana e incesto permeiam o grande apogeu da vida: A morte.

A morte está em todo lugar em SFU. Sempre no início de cada capítulo, depois na casa dos Fischer, que funciona como casa mortuária, embalsamando e velando os que morrem em cada “obituário”. Mortes estas que ao avançar da série tornam-se cada vez mais irônicas (e por vezes, porque não, cômicas), fazendo-nos tolerar até que os Fischer aceitem conselhos ou sejam atormentados pelos mortos, num estado de quase-sonho que nos leva a crer em nossos próprios fantasmas.

Mas ainda tem muita água pra rolar debaixo da ponte na vida de Nat e Brenda, agora mãe-postiça da órfã Maya; de David e seu namorado Keith, candidatos a pais adotivos ; da possessiva e neurótica Ruth, agora casada novamente, com o igualmente neurótico George; sem falar de Claire, a caçula dos Fischer, que vai crescer cada vez mais na trama; todos impreterivelmente “assombrados” pelo patriarca Nathanael, um misto de figura da Morte e consciência falante.

Vá por mim, vai valer muito a pena ficar acordado até mais tarde nas noites de domingo.

Six Feet Under – Warner Channel (canal 44, Sky) – Domingos 02:30 am (reprise 3ª temp.)
A Sete Palmos – SBT – Nas madrugadas, quando você tiver sorte.