Terehell

sexta-feira, setembro 07, 2007

Cenas Do Supermercado



Há quem diga que shopping é o templo do capitalismo. Eu acho supermercado mais 'true'; aquele caos de ofertas, o 'quem-pegar-leva', a falta de quem dê uma informação. Fora aquele cheiro de borracharia recém-lavada, mistura de odores de diversos produtos e necessidade de passar uma idéia nem que seja vaga de limpeza. Mas um DENTRO de um shopping então, é o sucesso! O fato é que só vou a supermercados, coincidência ou não, em véspera de feriado; aquele desespero todo, gente com montanhas de fardos de bebida, dúzias de caixas de coisas rápidas de fritar e invariavelmente carregando crianças. Vou ao supermercado comprar coisas de uso pessoal, ou seja, que ninguém em casa além d emim vai ter o interesse de usar. Não faço o 'grosso', me limito a comprar coisas que só eu uso/como/visto/bebo/escuto e gosto de ir só, assim posso dispensar a atenção que quiser ao que me interessar e não tenho que ficar procurando ninguém perdido de mim. O importante para não perder o controle dentro de um supermercado é você entrar sabendo o que vai comprar. Isso impede você, por exemplo, de dar de cara com um CD caro, decidir levá-lo e estragar toda sua ida. Isso, outrosim, gera um sentimemto de frustração/impotência á médio prazo, pois você ficará pensando quantas outras coisas deixaria de levar se levasse aquele CD. Uma boa saída pra fugir desse sentimento é pensar em Cuba. Lá, ou as pessoas têm dinheiro e não tem nada pra comprar; ou o contrário. E assim você vai passando pelas seções e vai vendo zilhões de coisas que não interessam, pelo menos naquele momento, quem sabe noutra visita. Como eu só vou comprar um par de sandálias, uma bandeja de iogurte, lâminas de barbear e duas latas de refrigerante, vou rapidinho pra fila do caixa, que desanima pelo fato de estar sempre comprida, o que não significa que ela não ande. Esse trecho entre a fila e a boca do caixa é onde os psicólogos do comércio atacam com mais vigor. As ofertas mais escandalosas são colocadas justamente ao longo da fila, afinal você está quase dando o fora, tem de ser bombardeado até o último segundo pela tentação de consumir. Na fila mais gente com cara de tédio, uma mãe que esquece de levar alguma coisa, foge da cordinha e leva uma mãozada nas costas do filho, instalado no assento do carrinho de compras e igualmente entediado. O massacre continua: entre a luzinha que acende indicando o caixa vago e você puxar a carteira ainda há coisas pequenas como revistas, sonho de valsa, picolé e as lãminas de barbear, que eu por sinal quase esqueço de levar.

3 Comments:

At 12:17 PM, Anonymous Anônimo said...

e aê, Fernando!

quanto à lista de blogs piauienses, é só mandar lá pro cararock@bol.com.br uma descrição de uma a três linhas sobre tu/teu site, aí escolhe um daqueles 4 banners e põe aqui, com link pro diretório.

abs.

 
At 6:30 PM, Anonymous Anônimo said...

pronto, tá lá listado o Terehell
;-)

 
At 3:36 PM, Blogger J. said...

às vezes eu me sinto incrivelmente claustrofóbico em supermercados.

corredores imensos, gente demais e milhões de coisas me convencendo de que eu necessitei delas a vida inteira mas nunca tive nenhuma boa alma pra me contar isso...

[medo!]

 

Postar um comentário

<< Home