Terehell

sábado, março 25, 2006

O Gancho


Peter Hook é um desses caras que virou seu herói e você muitas vezes se esquece desse fato, em boa parte pela atitude anti-qualquer-coisa que o afasta da imagem de rockstar bufão. Hook fez boa parte das linhas de baixo do que se convencionou chamar nos últimos vinte e cinco anos de “rock moderno”. Desde o Joy Division, onde seus timbres graves criaram riffs de identificação instantânea, passando pelas batidas eletrônicas do New Order e de raspão em seu projeto solo Mônaco, esse cidadão de Manchester bota muito garotão no bolso.

Caiu na minha mão um DVD do New Order com uma apresentação da banda de 2002, num festival de verão inglês, pela capa, uma foto desfocada do baixista, eu já devia desconfiar que ele rouba a cena. Os amplificadores de Hook saúdam a partida do ramone Dee Dee e ele faz por onde honrar um de seus heróis. Enquanto Barney Sumner, mesmo parecendo ter dobrado a dose de Prozac, fica colado ao microfone e Stephen Morris não disfarça o tédio atrás de seu kit de bateria, Peter passeia com seu visual de caminhoneiro pelo palco, divide backings, vai a beira da barricada atiçar a platéia (encharcada e enlameada), chuta spots de luz, faz coreografias de tai-chi-chuan com o instrumento, e fosse isso muito pouco, a certa altura de “True Faith”, onde não tem o que tocar, vai fazer dengo na backing vocal quase nos fundos do palco e na volta dá um beliscão no traseiro do guitarrista de apoio.

Pra acabar de roubar a cena a banda ataca alguns (excelentes) hits do Joy Division; aí dá-lhe Hook. Vê-lo com o baixo nos joelhos puxando sons como “Transmission”, “Digital”, “She’s Lost Control”, a introdução soturna de “Atmosphere” e a indefectível “Love Will Tear Us Apart” são momentos dignos de figurar naquela propaganda de cartão de crédito: não tem preço!.

Peter Hook, que um dia foi mais um garoto punk entediado no norte da Inglaterra, é nosso herói esquecido de todas as tardes.

2 Comments:

At 1:54 AM, Blogger Mariana Arraes said...

Pode até ser legal mas, ainda assim, fico com o Joy Division.

 
At 9:15 AM, Anonymous Anônimo said...

Convite pra ti, mô:
Cada bloguista participante tem de enunciar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". Ademais, cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue."

naty - www.namesa.blogger.com.br

 

Postar um comentário

<< Home